FAQ


Muitos dos nossos clientes tem dúvidas sobre tatuagem e piercing, por isso disponibilizamos aqui neste espaço as respostas para as perguntas mais frequentes. Caso não encontre a resposta que procura, ligue para nós.

1QUAIS AS DICAS IMPORTANTES PARA FAZER UMA TATUAGEM?

A escolha do desenho certo e local certo podem garantir o sucesso ou fracasso da sua tatuagem. Tatuagens têm o poder de mudar o destino de sua vida, você já deve ter ouvido alguém dizer não faça, depois você não vai conseguir emprego! Realmente isso pode acontecer, porém com uma tatuagem mal escolhida, em um local errado, ela irá te estigmatizar ou vender uma imagem a qual não tem nada a ver com você. Faça-a com critério e nunca por impulso, a opinião do profissional na qual você vai confiar é muito importante, assim sempre questione: “Vai ficar legal?”, não deixe que isso influencie totalmente na sua decisão, a tenha somente como uma segunda opinião. Para o tatuador profissional, a opinião mais importante é a sua e a terceira da sua amiga, amigo, pai ou namorado, que costuma ter muita influência na decisão final quanto ao desenho e local.

1 – Local Credenciado

Um estúdio de tatuagem que garanta sua integridade física deve ser regulamentado, registrado, possuir alvará de funcionamento e ser autorizado pela vigilância sanitária. Para tudo isso existem documentos comprobatórios formalizando a empresa, como o número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), ter pelo menos um certificado de Biossegurança, estar dotado de equipamentos específicos para a assepsia e o mais importante, deve ter um certificado registrado por médicos patologistas, pois precisam ser instruídos quanto ao manuseio de todo o equipamento assim como a rotina e procedimento na esterilização e desinfecção do local, estarem aptos a responder todas as suas dúvidas, assim como uma simples pergunta sua “Como você garante minha saúde e bem estar? Peça para eles mostrarem tudo antes de você decidir se tatuar naquele local, veja a arrumação do ambiente, desde o estado dos móveis e utensílios.

2 – Simplicidade pode ser a solução.

O simples muitas vezes é a melhor opção, desenhos complexos e de muita imaginação, em sua maioria, são difíceis de serem materializados da mesma maneira que você os tem em mente, por melhor que seja o tatuador, dificilmente ele conseguirá sintetizar as formas exatas que você imagina, como desenhos complexos. A simplicidade às vezes pode ter um resultado excelente.

3 – Encontrando o Tatuador certo.

É sua responsabilidade se certificar da qualidade desse profissional. Então, como vou saber se ele é o certo para mim? Você deve conhecer primeiro os trabalhos realizados por ele, mesmo que por foto, e o local deve ser credenciado a executar a arte da tatuagem (Loja legalizada). É sempre bom encontrar um artista que tem alguns anos de experiência, temperado com o estilo de arte que você escolheu. Peça para ver alguns de seus trabalhos acabados. Um tatuador profissional terá diversas fotos de seus trabalhos pra poder serem vistas. Se ele não tiver fotos que comprovem sua habilidade, este é um mau sinal. Observe cuidadosamente as imagens. Verificar a qualidade dos contornos em preto, serão estas linhas limpas e frescas? Ou são elas precárias e irregulares? Além disso, olhar para a cor ou o sombreamento, são as cores brilhantes e sólidas ou são embaçadas, com partes faltando? Será que as cores estão harmoniosas? E a imagem é de fácil compreensão? Será que as tatuagens possuem contorno adequado para o corpo? Se as imagens respondem às suas necessidades, você deve ir conhecer o artista. Porque tatuagens são pessoais e é bom tatuar com alguém que lhe dê confiança. Os artistas deverão ser abertos a responder suas perguntas. Eles devem participar dos seus comentários com entusiasmo para lhe dar incentivo e confiança. Se o artista não gosta das suas ideias, ou tenta lhe conduzir a algo que você não está procurando, então você pode estar no lugar errado. Encontre o artista que vai dar a qualidade que você busca e permaneça fiel aos seus instintos.

4 – O estado de espírito.

Nunca faça uma tatuagem quando estiver deprimido/a. Não há nenhuma razão para se fazer uma tatuagem que traga desagrados no futuro. Uma razão para isto é clientes que se tatuam em estados de espírito não favoráveis. Evite as “Tatuagens de embalo ou moda”. Tenha certeza que você está emocionalmente preparado para receber sua tatuagem.

Dica: Nunca faça tatuagem sob a influência de drogas ou álcool.

5 – Quanto devo gastar?

Lembre-se: tatuagem é uma obra de arte e assim sendo não existe uma tabela para isso, esse fator vai depender do local (Loja) que você escolher, da reputação do Tatuador, da infraestrutura oferecida e principalmente da qualidade oferecida, estrutura física da loja e um fator não menos importante: o local a ser tatuado. Alguns tatuadores cobram valor diferenciado devido ao local a ser tatuado, ex: peito e costelas têm valores diferenciados pela dificuldade perda excessiva de material na confecção do trabalho. Juntando todos esses fatores, tenha em mente quanto você quer gastar para que na hora não fique equacionando seu bolso com o desenho a ser tatuado. Uma simples comparação: uma mulher em media gasta R$ 1000,00 por ano no cabeleireiro, e esse ciclo repete-se por toda a vida, não esqueça que a tatuagem é paga uma única vez e esse upgrade de beleza é para sempre. Então não economize na hora de escolher seu desenho, você vai pagar uma única vez, não se arrependa posteriormente dizendo eu poderia ter feito um pouco maior ou, deveria ter escolhido aquele desenho “X” e não o fez por questão de valores.

6 – Higiene Pessoal

Outra coisa não tão importante mas que colabora para o sucesso da sua tatuagem é a higiene pessoal do local a ser escolhido, se você optar por um local “X” ou “Y” antes de você chegar na hora “H”, faça uma higiene pessoal adequada ao local a ser tatuado, pois é constrangedor para você e o tatuador certas situações, tipo: ir fazer uma tatuagem no pé depois de um dia inteiro de trabalho e estar usando um calçado que esteja com odor, isso será desagradável para ambas as partes.

7 – Na hora “H”

O grande dia chegou, é importante que você venha descansado/a e bem nutrido/a. Não saia até tarde na noite no dia anterior a sua tatuagem. Você deve estar bem descansado, assim você pode se sentar e relaxar ainda mais. Também é útil ter comido uma boa refeição leve e substancial. Tatuados com o estômago vazio podem ter diversos problemas, desde queda de pressão até náuseas. Quando você se sentar calmamente e descontraído, o tatuador pode concentrar-se em fazer um bom trabalho. Há dois resultados para uma tatuagem, um é para os que se sentam calmamente e assim permanecem, o outro é para aqueles que tomam um tempo precioso e energia, tanto de si como do tatuador, certifique-se de ajudar o tatuador estando descontraído e evitando queixar-se aos movimentos da maquina de tatuar, é muito provável que tenha um efeito negativo sobre a sua tatuagem. Se você se sentar e cooperar com o seu tatuador, você estará orgulhoso de saber que você fez a sua parte para fazer com que a tatuagem saísse perfeita!

8 – Cuidar da sua nova Tattoo

Não está terminada até que a tatuagem esteja cicatrizada completamente. Após o tatuador ter feito seu trabalho, agora é a hora de você fazer o seu. Sua tatuagem terá perto de um mês antes que esteja completamente curada. Durante a primeira fase de cicatrização (cerca de 3 a 5 dias), você pode enfrentar desconforto, inchaço, após o 3º dia você deve lavar a sua nova tatuagem, pelo menos, 4 ou 5 vezes por dia, com uma ligeira pasta de sabão antibacteriano, em seguida, enxugar gentilmente sua tatuagem suavemente com uma toalha de papel. A segunda e última etapa (3 – 4 semanas) também terá um grande efeito sobre o resto da vida da tatuagem. A tatuagem na sua cicatrização tende a secar e neste ponto é importante manter a sua tatuagem hidratada com um bom produto que vai ajudar a prevenir infecções, que podem deixar sua tatuagem traumatizada. Embora alguns tatuadores recomendem diferentes abordagens para a cura, a maioria irá concordar com três coisas básicas: manter sua tatuagem limpa, hidratada e protegida da luz solar.

2COMO CUIDO DA MINHA PRIMEIRA TATUAGEM?

Retirar a bandagem após o tempo indicado pelo tatuador;

Lavar suavemente com o Sabonete Cremoso Higienizante TATTOO LONG LIFE e enxaguar com água fria;

Passar uma fina camada do Creme Suavizante Fresh Skin TATTOO LONG LIFE e aplique de 4 a 5 vezes por dia ou toda vez que sentir que a tatuagem está ressecada e não utilize mais bandagens;

Evitar: Tomar Sol, banho de mar, banho de piscina, hidro, sauna e exercícios físicos durante o período de cicatrização (10 dias);

Evitar alimentos gordurosos como “Carne de porco, ovos, peixes, chocolate, etc”;

Use o Creme Suavizante Fresh Skin TATTOO LONG LIFE até acabar o frasco pois o mesmo possui propriedades hidratantes.

Para manter sua tatuagem sempre bonita use Hidratantes TATTOO LONG LIFE e ao sair utilize o Bloqueador Solar FPS 54 TATTOO LONG LIFE.

3COMO FAÇO PARA AGENDAR UM HORÁRIO?

Nós atendemos de Segunda a Sábado, das 10 às 20h, e para um agendamento você deve nos ligar e marcar uma data. Para alguns projetos exclusivos é importante que você faça uma visita antes de fazer a tatuagem e explicar pessoalmente o que você deseja, assim entenderemos o que você quer e daremos forma a suas ideias.

Para desenhos de catálogo ou pré definido é só trazer o desenho na hora que você for tatuar.

Porém para ambos os casos somente agendamos horário por telefone.

4COMO FUNCIONA O PROCEDIMENTO DE TATUAR?

Você escolhe o desenho e o local que irá fazer sua tatuagem, em seguida fazemos a dimensão e rotação do mesmo para ser adequado ao local e região, é tirado um estêncil deste desenho, é feito uma pré assepsia no local com base de produtos próprios para essa finalidade e uma depilação com uma aparelho de barbear descartável, nesse local escolhido é aplicado um liquido específico para que o desenho se transfira para a sua pele, em seguida todo equipamento é ajustado, velocidade da máquina, calibre das agulhas, montagem dos acessórios utilizados na confecção, esse procedimento desde do inicio até aqui dura em média 30 minutos, é chamado procedimento preparatório.

Ao estar devidamente tudo ajustado, damos início a tatuagem, com o desenho decalcado, passamos um contorno sobre toda a tatuagem, esse contorno é a base do sucesso de sua tattoo por isso deve se ter a máxima concentração tanto do artista quanto do tatuado, mexidas repentinas são imperdoáveis e podem refletir para sempre na forma da tatuagem, esse procedimento para uma tatuagem leva, descontando etapa de preparação, 30 minutos em média.

Sombra e coloração são as fases finais. As sombras vem primeiro e é feito o escurecimento de determinadas partes do desenhos para que ele tome perspectiva, profundidade, sombra e luz, as cores são empregadas muitas vezes dos tons mais escuros para os mais claros diferentes de muitas outras técnicas onde o claro vem primeiro, isso torna-se o trabalho mais difícil e diferencia muito um profissional de um amador.

5DÓI FAZER TATUAGEM?

Espontaneamente, eu diria que não, mas a percepção da dor é algo de muito pessoal. O mesmo desenho tatuado no mesmo lugar pode, em pessoas diferentes, das sensações diferentes, que vão da dor ao prazer.

Em linhas gerais, eu diria que a tatuagem, no momento da sua execução, é algo que incomoda, que dá uma sensação de ardência mais ou menos intensa, que é amplamente suportável e que dá uma enorme satisfação quando se vê a obra completada.

E especialmente em mostrá-la! Geralmente, nos perguntam também quais são as partes do corpo onde dói mais fazer tatuagem: bom, em linhas gerais, podemos dizer que as áreas mais sensíveis são o esterno, o tórax, o pescoço, mas com muitos anos de experiência, aprendemos que este também é um aspecto muito subjetivo. Portanto, não tenham medo da dor, porque mesmo fazendo parte da tatuagem, qualquer um de nós pode suportá-la até que a beleza da arte seja concluída, gerando imensa satisfação.

Porque muitas pessoas voltam sempre para fazer a sua segunda, terceira e diversas outras tatuagens, se dói tanto? Ninguém gosta de sentir dor, nem muito menos pagar para isso, temos que levar em consideração que as pessoas tem diferentes sensibilidade a dor, isso vai de região a região, de pessoa para pessoa, quem se julga sensível a dor não terá essa sensibilidade no corpo e com certeza tem certas regiões que são inofensivas.

6É POSSÍVEL PEGAR INFECÇÕES OU DOENÇAS COM A TATUAGEM?

Esta é uma pergunta muito importante. Os meios de comunicação repetem sempre que fazer uma tatuagem ou um piercing é perigoso, e é fácil cair na psicose! O que ninguém diz é, que se o estúdio que você contatar for sério e competente, os riscos são inexistentes. Agulhas e materiais descartáveis, autoclave para a esterilização, e um amplo uso de líquidos desinfetantes e esterilizantes e um profissional formado em biossegurança para poder administrar todos esses itens importantes. Aqui todos os materiais utilizados são de primeira linha, 100% descartáveis e adequados às normas de vigilância sanitária.

E agora é você que entra em cena. A cura da tatuagem ou do piercing é muito importante e é fundamental seguir as instruções que lhe serão dadas, e seguindo todas elas, você não terá nenhum problema.

7O QUE DEVO TATUAR?

Sempre procuramos dar sugestões, porem não cabe a nós escolher um desenho que o cliente terá que levar consigo por toda a vida, podemos aconselhar, dissuadir se o desenho escolhido nos parecer pouco apropriado ou estimular o cliente a escolher algo que seja mais adequado, mas a escolha do que tatuar é pessoal. O que fazer então? Aconselhamos você a se informar o máximo possível: Internet, livros e revistas de tatuagens oferecem uma vasta gama de possibilidades para conhecer as vastas variedades de estilos, o critério para a escolha de uma tatuagem.

Enfim, deve-se sempre considerar que uma tatuagem, além de ser uma obra de arte, é um cartão de visitas, faz parte do seu look, só que não pode ser modificado a gosto! Portanto, preste atenção também em onde quer fazer a tatuagem: quanto mais for em vista, mais você e o resto do mundo a verão.

8QUAL A FORMA DE PAGAMENTO?

Nós aceitamos cartão de crédito e/ou débito, Master e Visa, dividimos em 2x s/juros, mas também possuímos parcelamentos em até 12x c/juros baixos.

Obs: Não aceitamos cheques.

9SOU DE MENOR, POSSO FAZER UMA TATUAGEM?

NÃO! É proibido por lei menor fazer tatuagem ou piercing, veja abaixo:

Estabelece proibição quanto à aplicação de tatuagens e adornos, na forma que especifica

(Projeto de Lei n. 44, de 1997, do Deputado Campos Machado – PTB)

O Presidente da Assembleia Legislativa.

Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo, nos termos do artigo 28, § 4º, da Constituição do Estado, a seguinte Lei:

Art. 1º Os estabelecimentos comerciais, profissionais liberais, ou qualquer pessoa que aplique tatuagens permanentes em outrem, ou a colocação de adornos, tais como brincos, argolas, alfinetes, que perfurem a pele ou ombro do corpo humano, ainda que a título não oneroso, ficam proibidos de realizarem tal procedimento em menores de idade, assim considerados nos termos da legislação em vigor.

Parágrafo único. Excetua-se do disposto neste artigo a colocação de brincos nos lóbulos das orelhas.

Art. 2º Caberá à Secretaria da Saúde a fiscalização e o estabelecimento dos meios necessários para a aplicação da presente Lei.

Art. 3º O não-cumprimento da exigência desta Lei implicará no fechamento definitivo do estabelecimento, quando for o caso, e na responsabilidade dos agentes quanto à infringência dos artigos 5º, 17 e 18 da Lei Federal n. 8.069/90, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Art. 4º O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de 90 (noventa) dias da data de sua publicação.

Art. 5º As despesas resultantes desta Lei correrão à conta de dotações próprias do orçamento-programa do Estado, suplementadas se necessário.

Art. 6º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação..

10TATUAGEM DEFORMA SE EU CRESCER?

Sim e não, tatuagens pequenas muito detalhadas tendem a tomar formas diferentes quando criamos massa muscular, digo massa muscular para valer, tipo aquelas pessoas que passam de franzinos para saradões, pois com o ganho normal de massa que vem junto com determinada faixa de idade em nada interferem.

Por isso menores de 18 anos devem ter muita atenção pois estruturalmente não estão definidos e essa distorção é mais acentuada em pessoas que se tatuam antes dos 18 anos, quando ganham a definição do corpo, seja com gordura, elasticidade natural da idade ou massa muscular muitas vezes fica perceptível essa distorção.

Mulheres devem evitar a região do ventre, a elasticidade que se cria nesse local, principalmente depois do parto também é acentuada.

Um local que é muito pouco provável que sofra com todos os aspectos mutantes que coloquei acima é a região das costas e da cintura para baixo essa região principalmente a região das coxas e batata da perna, com o passar dos anos talvez seja a região que menos sofra com as mudanças de anatomia e da flacidez da própria idade.

Obs: Estamos falando em períodos de 10 a 50 anos isso não costuma ocorrer em trabalhos com menos tempo, salve como explicamos em pessoas morfologicamente não definidas (menores de 18 anos).

11TATUAR DURANTE A GRAVIDEZ PODE?

Não. É perigoso tatuar na gravidez (qualquer local do corpo) e dificilmente um tatuador sério irá te tatuar. Além dos perigos que todos correm ao fazer uma tatuagem dependendo a procedência do estúdio que escolhem – como o uso e descarte errado de agulhas, uma questão de higiene que pode acarretar em doenças como AIDS e Hepatite B e C, a mãe ainda pode ter problemas com a cicatrização e queloide. Vale lembrar que o corpo da mulher muda completamente durante a gestação e pode ser que ele não responda da mesma forma como costuma a uma tatuagem. Mas, vamos combinar, dá pra esperar por 9 meses para garantir a sua segurança e do seu bebê, né? Melhor prevenir do que remediar.

A danificação da tatuagem causada pela gravidez Quem quer tatuar a região das costelas e a barriga sempre fica em dúvida com o que vai acontecer quando engravidar, como a pele estica bastante durante a gestação é normal que a tatuagem estique junto e seja danificada. A pergunta que fica é: Minha tatuagem vai voltar ao normal depois da gestação?

A probabilidade maior é de que sua tatuagem fique danificada permanentemente. Existem algumas exceções, mas é um risco, que dependerá da elasticidade da sua pele.

Segundo, o Dr Humberto Tindó*, na gestação há um estiramento da pele o que pode causar modificações na tatuagem pela mobilização dos pigmentos dos quais ela é feita na epiderme, quanto mais a pele esticar maior o risco do desenho não voltar ao que era originalmente – e se for feita uma cesariana com o corte sob a tatuagem o cuidado tem que ser redobrado pois o risco da sutura transformar a tatuagem num quebra-cabeças montado de forma errada é enorme. O médico ainda alerta que não adianta passar mais cremes e óleos sobre a pele, o cuidado de uma grávida com tatuagem sobre a barriga e costela é a mesma de qualquer grávida.

Portanto, se você pensa em ficar grávida aconselhamos deixar as tatuagens na barriga e nas costelas (se você pretende fechar ou fazer na altura do abdômen) para depois da gravidez.

12COMO CUIDAR DO MEU PIERCING?

Faça a higienização no local com soro fisiológico e aplique o Fresh Skin Spray para piercing TATTOO LONG LIFE (de 2 a 4 vezes por dia);

Retire do seu cardápio alimentos gordurosos como “Carne de porco, ovos, peixes, chocolate, salsicha, etc” por pelo menos um mês;

Evite contato com qualquer tipo de secreção corporal de outra pessoa;

Não manipule a jóia antes de realizar assepsia nas mãos;

Muito cuidado com pancadas, puxões ou roupas muito apertadas sobre o local perfurado;

Qualquer tipo de atrito pode provocar ferimento interno ou inflamação.

13COMO CUIDAR DA MINHA MICROPIGMENTAÇÃO APÓS 24H?

Para uma aplicação perfeita, após lavar a pele com Sabonete LONG LIFE, aplique o Creme Suavizante Facial LONG LIFE Beauty . Renove a aplicação de 4 à 5 vezes ao dia ou sempre que necessário.

Sua textura não oleosa garante rápida absorção do produto, que hidrata e regenera os tecidos, deixando a pele revitalizada.

Com textura ultraleve aliada ao tratamento da pele, mantem a cor da Micropigmentação preservando a hidratação que é essencial para elasticidade da pele, deixando-a com toque sedoso.

Evitar exposição ao sol, banho de mar e banho de piscina. A maquiagem só deve ser aplicada no local após a perfeita regeneração da pele.

Alimentos gordurosos como carne de porco, ovos, peixes, chocolate e frituras devem ser evitados.

Para manter sua Micropigmentação sempre bonita use o Hidratante LONG LIFE FPS 30 que oferece alta proteção à pele, protegendo-a dos efeitos nocivos das radiações UVA e UVB. Suave hidratação com toque seco.

WhatsApp chat