As tatuagens podem se manifestar no mais diversos estilos de tatuagem, de contornos grossos a traços delicados e realistas, cada um atribui uma personalidade ao símbolo proposto. Alguns estilos de tatuagem feminina e outras tatuagem masculina. É muito importante saber que muitos tatuadores são diferenciados por seu estilo e que vale a pena checar o portfolio do profissional para se ter uma idéia de seus talentos e limitações.
Até pouco tempo atrás a tatuagem trazia muita reflexão por comprometer oportunidades de emprego ou gerar futuros julgamentos, porém cada vez mais vemos pessoas tolerantes e até interessadas no tema. Hoje é possivel ocultar uma tatuagem para uma entrevista de emprego e se surpreender ao ver que o recrutador possui várias, geralmente, nas areas criativas. Acredita-se que uma tatuagem representa algo importante no composto da personalidade de um indivíduo, pois sua característica permanente e processo dolorido fazem qualquer um pensar duas vezes no desenho. O preço também acaba sendo um importante fator de envolvimento com a tatuagem, fazendo com que o tatuado preze pelo bom resultado (que depende 50% dele) e se comprometa com os cuidados que a cicatrizacão demanda.
A tatuagem, ou dermopigmentação como também é conhecida, se trata de uma modalidade artística com suas respectivas correntes e possui muitas variações, o que faz o do estudo desse mundo uma experiência muito enriquecedora, porque pode inspirar tatuagens futuras. Conheça os principais estilos encontrados no estúdios brasileiros hoje em dia, lembrando que a criatividade é ilimitada:
– Old School
– New School
– Oriental
– Tribal
– Celta
– Pontilhismo
– Sumi
– Alto relevo
– Psicodélica
– Bold line
– Tradicional
– Aquarela
– Geométrica
– Estilizada
O Oldschool foi um dos primeiros estilos de tatuagem explorados, pois representava formas que não exigiam muita complexidade dos artistas, assim esses desenhos eram reproduzidos por pessoas como marinheiros e celerados, que não dispunham de equipamentos específcos para tatuarem os desenhos no corpo. A Tattoo Old School no começo, era caracteristicamente uma tatuagem masculina.
As tattoos em estilo OldSchool são apreciadas por sua aparência vintage e pelos seus símbolos tradicionais. Elas são compostas por cores primárias e bold lines, que são contornos grossos e bem delimitados
O tatuador mais influente do estilo foi Norman Collins, também conhecido como Sailor Jerry, que desenvolveu a maior parte dos desenhos do estilo. Ele embarcou na marinha quando tinha apenas 19 anos e viajou o mundo aprendendo sobre as tatuagens, até que montou seu próprio Studio na Chinatown de Honolulu, onde os marinheiros se reuniam para beber, fazer tatuagens e irem a bordéis. Desde então seu trabalho começou a ganhar fama e seus desenhos ficaram mundialmente conhecidos.
Norman Collins, o Sailor Jerry felizão.
Esse estilo trabalha as formas do tradicional OldSchool com criações diferentes, que exploram mais de uma dimensão e conversam com o Grafitti e arte urbana. É utilizada muita cor e a grossura das linhas passa não ser mais uma obrigatoriedade, visto que na época já se dispunha de máquinas específicas para a atividade. O estilo surgiu após a Segunda Guerra Mundial, quando começaram a se popularizar nos Estados Unidos a pop-art, o Graffiti e os cartoons, que serviram diretamente de inspiração para os primeiros desenhos na pele.
Um dos nomes mais conhecidos no New School na atualidade é o canadense Steve Moore, que começou a trabalhar o estilo em 1993 e hoje é considerado um dos melhores tatuadores do mundo.
No Japão, a tatuagem era uma tradição ancestral de pelo menos 2500 anos, segundo datam estatuetas da região que representavam o processo. Até os dias de hoje, a tatuagem continua sendo tratada com seriedade no país e é uma característica marcante dos mafiosos. Os desenhos usados nas tattoos orientais retratam tipicamente animais como o tigre (tora), a carpa (koi), o dragão (ryu), o kirin e a fênix, assim como samurais, gueixas e elementos da natureza (ondas, vento e fogo).
Os traços são levemente calibrados e sinuosos, ricos em espirais e distorções alegóricas são frequentes em desenhos como nos Onis, as mascaras de demônios japoneses. O estilo também é composto por uma série de ideogramas, escritos principalmente em Kanji e que representam a invocação de um sentimento, ou de algo que a pessoa deseja atrair para si.
Um dos grandes artistas do estilo Oriental é o americano Chris Graver, conhecido pela sua participação no reality show Miami Ink.
Significado da tatuagem de Dragão: O Dragão oriental (Ryu) é a criatura nobre mais respeitado da cultura oriental e sua presença é marcante na cultura chinesa, japonesa e vietnamita. Ele é o dominador de todos os principais elementos naturais e seu corpo é feito de partes de diferentes animais. A figura do dragão significa força e sabedoria no oriente e no ocidente é tido como uma besta-fera das trevas, como representado na conhecida ilustração de São Jorge.
Significado da tatuagem de Carpa: Conhecida tambem como “Koi” a carpa é um símbolo tradicional oriental que significa a luta e a corrida pelo alcance de seus objetivos. Segundo a lenda, a carpa precisava subir todo o curso inverso do rio para pôr seus ovos, enfrentando longas corredeiras e cachoeiras em seu caminho. Se o peixe consegue chegar ao seu destino final ainda vivo, no começo do rio, ele se transforma em um poderoso dragão. Muitas variações da tatuagem de carpa apresentam a cabeça de dragão junto ao corpo de peixe, em alusão a essa transformação e ao objetivo alcançado. As carpas também são animais que chegam a viver mais de cem anos.
No video abaixo da para conhecer o trabalho maravilhoso de Chris O’Donnell, especialista em tatuagem japonesa:
Do tribal de Bornéu ao Tribal Celta, esse estilo de tatuagem marcou a década de 90 com o auge da sua popularidade, mas há milhares de anos as tatuagens tribais tinham significados específicos no corpo. Representavam classes sociais, clâs ou eram ainda tidas como adornos do corpo. A arte tribal se desenvolvia com desenhos diferentes conforme a tribo de origem proporcionando estilos muito diferentes como Haida (Estados Unidos e Canadá) e o Maori (Polinésia). Atualmente o tribal é encontrado na forma de animais, vórtices e elementos da natureza, a cor predominante é o preto tribal.
O Maori é um estilo de tatuagem tribal que se originou entre os povos da Polinésia e é um dos mais antigos do mundo. Essas tribos eram muito afeiçoadas ás tatuagens, de modo que homens e mulheres as tinham e cada desenho contava sobre uma etapa da vida de quem o carregava. Nos desenhos do estilo encontra-se com frequência a representação do sol, das ondas e de tartarugas.
Esse estilo de tatuagem foi desenvolvido pelas tribos Celtas e está presente em inúmeras referências de sua cultura, rica em desenhos que se inciam de um ponto e vão se entrelaçando em forma de nós até gerar uma figura e terminar em outro nó.
Essas ilustrações na cultura Celta simbolizam ciclos como o da existência e da harmonização de energies, como pode ser observado em um dos seus mais populares símbolos : o do equilíbrio.
Neste simbolo, mais comum enquanto tatuagem feminina, um triângulo representa alegoricamente, uma engrenagem movida pelos aspirais de energia nas pontas deste.
Outro símbolo popular entre as tatuagens celtas é o da árvore da vida tattoo. Esta árvore tem suas raízes e copas entrelaçadas dentro de uma circuferência, simbolizando o ciclo da vida.
A técnica de tattoo pontilhismo consiste em criar ilusões a partir da concentração de pontos uniformes pelo desenho. Os locais escuros e mais marcados possuem mais pontos enquanto os mais claros levam menos marcacões. É uma modalidade que exige paciência, sensibilidade e muita concentracão por parte do tatuador, pois os pontos devem seguir uma lógica e serem iguais em tamanho e forma para que o desenho faça sentido.
Também conhecido como Sumi-e, o estilo Sumi é tipicamente oriental e se assemelha muito com a aquarela, por apresentar figuras compostas por pinceladas. São em geral, simbolos como pássaros, bambus, dragões e em maioria, ideogramas em Kanji. É um estilo recentemente adaptado para tatuagem e pouco explorado, mas que tem resultados muito particulares e delicados.
Também conhecida como Scarification, este processo pretende transformar uma tatuagem em uma verdadeira cicatriz permanente, onde seus formatos dão o aspecto de relevo e muitos até se aproveitam de quelóides formadas na região para gerar relevos ainda maiores.
Essa técnica começou nas tribos aborígenes da África e da Papua Nova Guiné, onde haviam tribos que tentavam reproduzir características de animais, como as escamas dorsais dos crocodilos. No caso dos homens da tribo Korogo, quanto mais suas costas se parecessem ao dorso de um crocodilo, mais respeito este indíviduo impunha aos da mesma tribo. Essas marcas eram feitas com ossos e facas, provocando o crescimento de uma hipercicatrização que se assemelhava á escama. Acredita-se que o processo dolorido era capaz de gerar endorfinas que levavam a euforia.
Tatuagens psicodélicas não costumam seguir uma lógica de representacão, apresentando miscelânias abundantes em cores e movimentos.
Esses desenhos sugerem um aspecto de ilusões ou imagens aleatórias, com criações que chegam a ser abstratas, porém muito criativas.
O Bold Line é um dos estilos de tatuagem que melhor trabalha as diferentes calibragens de traço que podem ser alcançadas pelo tatuador. Um desenho em estilo Bold Line possui em sua composição linhas grossas, medias e finas conversando de modo a criar uma figura bem delineada e direta. Em geral a cor mais utilizada é o preto e greywash (escalas de cinza). Os desenhos desse estilo podem assumir formas geométricas, ilusionistas e podem ser bem associadas com o pontilhismo.
As tatuagens feitas em estilo tradicional possuem caracteristicas marcantes como a utilizacão de mais cores em relação ao OldSchool e da utilização de um conjunto de características como olhos opacos eamarelos, pêlos e cabelos representados por riscos simplificados e efeitos de degradê mais trabalhados.
O estilo tatuagem aquarela, mais conhecido como Watercolor é um estilo de visual muito artístico e atualmente é uma tatuagem da moda. Seus detalhes são feitos a partir de um desenho real, feito em aquarela, onde seus efeitos são decalcados e reproduzidos em um processo que mistura água com tinta aos poucos, entre degrades e efeitos espirrados.
Tatuagens geométricas tem suas formas trabalhadas para a montagem de tangrans ou de composições modernas. Esses desenhos podem adquirir aspectos desde minimalistas, até ilusionistas de acordo de como são dispostos.
As tatuagens estilizadas recriam desenhos utilizando diversas técnicas, deste modo surgem desenhos exclusivos e criativos.
O estilo realista busca retratar da maneira mais fiel possível aquilo que é trazido ao studio, como fotos, paisagens, estátuas, objetos e animais. Os melhores tatuadores desse estilo são verdadeiras impressoras humanas e alguns até superam a imagem original, o que deu origem ás tatuagens em 3D. O realismo só foi possível com o aperfeiçoamento das máquinas de tatuagem e da criação de diferentes agulhas para cada efeito, proporcionando desenhos impressionantes. Uma tatuagem realista pode levar até 10 sessões para ser terminada, devido a sua complexidade.
A tatuagem religiosa surgiu como modo de expressão da adoração a Deus, no caso adquirindo uma essência de estilo mais Católica: com terços, figuras de santos, salmos, velas, mas também encontramos diversas outras figuras que representam deuses egípcios, Buda, ou Ganesha.
Entre as formas mais populares, estão as frases religiosas para tatuagem e a figura de Jesus Cristo.